QUAIS ESTRATÉGIA PODEM AJUDAR NA REDUÇÃO DE CUSTOS DE TI?

IDC Brasil prevê que até 2021 os investimentos em TI (Tecnologia da Informação) aumentarão 10%. Hardware, software e serviços são os principais focos. Ainda segundo o relatório recente da consultoria, na América Latina, hardware será responsável por 60% dos investimentos, serviços de TI por 22% e o software por 18%.

Obviamente esses investimentos visam aumentar competitividade, eficiência e produtividade. Mas outro ponto também deve estar “na mira” dos líderes e ser impulsionado por parte desses investimentos: redução de custos de TI.

REDUÇÃO DE CUSTOS DE TI: O QUE FAZER?

 

Por mais desafiador que possa parecer, existem algumas ações que já estão na pauta do departamento de TI há algum tempo. Trata-se do uso de tecnologias, equipamentos e até de parceiros especializados para otimizar os processos e consequentemente possibilitar a redução de custos de TI. Confira abaixo algumas estratégias eficazes para isso.

MIGRAR A INFRAESTRUTURA PARA A NUVEM

Entre as tendências tecnológicas apontadas no relatório do IDC citado mais acima, cloud continua entre as prioridades. A nuvem pública deve alcançar investimentos de US$ 3,5 bilhões em 2020 e a nuvem privada deve movimentar US$ 1,3 bilhão.

Quando se fala em custos de TI, é impossível não lembrar imediatamente da infraestrutura necessária para manter um data center e todos os serviços que a empresa necessita. Servidores, ambiente próprio, cabeamento, recursos de monitoramento, entre outros. Com cloud computing, os custos com essa infraestrutura são do provedor, que foca nesse tipo de serviço, que oferece escalabilidade, segurança e robustez para os serviços prestados.

Além disso, estar na nuvem também ajuda na redução nos custos da TI ao passo que não serão necessários profissionais com skills para administrar essa infra internamente.

Outro ponto importante aqui são as opções de armazenamento na nuvem. Nesse caso, o seu servidor de arquivos local é substituído pela nuvem, de forma totalmente gerenciável. Nessa configuração, você pode, por exemplo, utilizar o e-mail para enviar as mensagens e compartilhar o link dos arquivos que estão armazenados na nuvem, sem precisar enviá-los em anexo.

FAZER UM MAPEAMENTO DAS LICENÇAS E SOFTWARE UTILIZADOS

Você já se perguntou se todas as licenças de uso de software que estão ativas na sua empresa são mesmo necessárias e estão sendo utilizadas? No dia a dia é bastante comum que algumas soluções percam sua função, deixem de ser usadas, mas continuem na lista de software licenciados na companhia.

Por isso é importante de tempos em tempos realizar uma espécie de inventário de tudo que está ativo na empresa, em quais áreas de negócio são necessários, para que e até quando. Fazendo isso periodicamente, será possível identificar quais delas podem ser encerradas para ajudar na redução de custos de TI.

INVESTIR EM EQUIPAMENTOS MODERNOS

Lembre-se daquela frase “o barato sai caro”. Então, é importante que o departamento de TI não procure fazer economia comprando equipamentos mais em conta ou postergando atualizações de software. Isso pode custar mais do que se imagina.

Isso porque equipamentos modernos e software mais atuais trazem tecnologias que atendem com mais velocidade, qualidade e segurança as necessidades da empresa. Imagine um sistema que demora para processar um pedido, ou um servidor que trava constantemente. Além de consumir horas de suporte técnico da TI, ainda podem comprometer o desempenho de toda a operação da empresa.

Aqui, a nuvem também ajuda, pois provedores de credibilidade têm esse cuidado e oferecem seus serviços com equipamentos modernos e soluções de última geração.

 

DAR ATENÇÃO AOS PROCESSOS DE BACKUP

Você está se perguntando qual a relação do backup com redução de custos de TI? Imagine o impacto em uma empresa se houver um problema em seu banco de dados que comprometa os dados das vendas dos últimos dias.

Se isso acontece, não há backup de um período adequado para restaurar os pedidos e encaminhar as ordens de produção ou despacho?

Problemas operacionais podem acontecer. Sem falar das ameaças virtuais que também são capazes de gerar problemas sérios no budget de uma empresa. Além é claro das paradas na operação como exemplificamos acima.

O departamento de TI deve portanto buscar soluções para backup na nuvem que tenham escalabilidade no volume de dados e compatibilidade com os mais diversos sistemas operacionais. Além disso, os tipos de backup podem ser diferentes e devem acontecer nos dias e horários que você definir, de acordo com a necessidade e criticidade do negócio.

Vale salientar que armazenamento e backup na nuvem são coisas diferentes. Aqui neste post a gente explica melhor.

TERCEIRIZAR OS SERVIÇOS DE TI

E-mail travado, funcionamento inconstante da internet, lentidão no computador de um funcionário. Esses e outros tipos de problemas operacionais acabam “drenando” o tempo da equipe de TI.

Nesse cenário a terceirização dos serviços de TI pode ser uma alternativa muito eficiente, inclusive para redução de custos de TI, ao passo que você pode utilizar os profissionais do departamento para atuar em projetos mais estratégicos, estudar novas tecnologias e se aproximar cada vez mais das áreas de negócio da empresa.

Além disso, você não precisa buscar profissionais com as mais diversas competências necessárias para manter todos os serviços de TI em funcionamento.

CRIAR ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR O DESEMPENHO DA EQUIPE

Time mais motivado é mais produtivo e faz mais com menos. Então pensar em formas de promover motivação na equipe pode ser sim uma forma de redução de custos de TI. Se você, por exemplo, terceirizar os serviços de TI e alocar seus profissionais em um projeto com uma tecnologia nova, com inteligência artificial, por exemplo, será que não ficarão mais motivados?

Você pode também organizar os projetos do departamento e derivar planos de ação que envolvam todos os profissionais do time. Imagine um projeto para potencializar a transformação digital na sua empresa?

Veja que os outros pontos citados no post servem bem para viabilizar estratégias que podem manter o time motivado e a todo vapor!

COMO A PENSO TE AJUDA NA REDUÇÃO DE CUSTOS DE TI

Se quiser conversar um pouco mais sobre estratégias para redução de custos de TI, conte com gente. Aqui na Penso oferecemos serviços de terceirização de TI com a qualidade e seriedade que sua empresa precisa.

Entre os diferenciais oferecidos pelos serviços terceirizados de TI da Penso: equipe especialista, documentação do ambiente de TI, relatórios, planejamento anual de TI e monitoramento 24X7.  

Entre em contato!

TERCEIRIZAÇÃO DE TI

Terceirize sua TI com a Nexo e ganhe tranquilidade no seu negócio!

CATEGORIAS

Dicas de Ti

Infraestrutura de TI

Suporte Técnico

Artigos

DESEJA TER SUA TI SUPORTADA POR ESPECIALISTAS?

Conheça o suporte da Nexo e veja como podemos agregar nosso conhecimento técnico para levar o seu negócio a um novo patamar

CONTATO

Rua Maria Rosa Falcão, 5

Parque do Carmo

(11) 2615 1700

INSTITUCIONAL

Empresa

SERVIÇOS

MÍDIAS SOCIAIS

  • facebook nexo it
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza