O QUE É TI? ENTENDA TUDO SOBRE O ASSUNTO

Manter-se competitiva no mercado é o desejo de todas as empresas. Para isso, investir em Tecnologia da Informação é essencial. Mas você sabe o que é TI? Quais os seus benefícios e o que fazem esses profissionais?

Por mais que muitas pessoas já tenham ouvido ou utilizem essa sigla com frequência no dia a dia, ainda restam muitas dúvidas sobre o assunto.

O QUE É TI?

Em linhas gerais, TI é a sigla que indica Tecnologia da Informação. Esse termo vem do inglês: Information Technology (IT). Porém, é importante compreender o TI como um conceito.

A Gartner, grande consultoria mundial do setor tecnológico, apresenta a seguinte definição: “Esse é um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas.”

A TI engloba todas as soluções tecnológicas que são adotadas por uma companhia para facilitar o seu dia a dia, além de trazer mais eficiência no momento de acessar, produzir, enviar e gerenciar dados.

Entre os exemplos de aplicação da TI estão os softwares de gestão empresarial, a rede de Internet, os servidores que armazenam informações e os próprios computadores usados pelos colaboradores.

Em outras palavras, a TI é responsável por todos os recursos tecnológicos utilizados para produzir informações e dados que são importantes para parceiros, consumidores ou funcionários. Dessa forma, ela ajuda o homem a lidar e trabalhar com esses dados.

HISTÓRIA DA TI

A TI começou a ser pauta na década de 60, quando o assunto processamento de dados apareceu nas grandes empresas.

Naqueles anos, as corporações focavam seus esforços no processamento centralizado de informações em grandes computadores e em sistemas de controle operacionais, como contabilidade, folha de pagamento, gestão financeira e de estoque.

Com o avanço da informática nos anos seguintes, começou a integração dos sistemas nas companhias. Assim, foram surgindo recursos mais modernos e eficientes, além da redução de custos e acesso mais facilitado a empresas de todos os tamanhos e segmentos.

A EVOLUÇÃO DA ÁREA DE TI É DIVIDIDA EM QUATRO IMPORTANTES PERÍODOS:

 

1.  Década de 60 – processamento de dados

 

2.  Década de 70 – sistemas de informações

 

3.  Década de 80 – vantagem competitiva e inovação

 

4.  Década de 90 – reestruturação dos negócios e integração

POR QUE A TI É TÃO IMPORTANTE?

Atualmente, desde uma pequena empresa familiar até uma grande corporação dependem do departamento de TI para manter suas operações funcionando.

Desde atividades simples do dia a dia, como uma troca de e-mails ou comunicação entre colaboradores e parceiros, até robustos softwares para gestão dos diversos departamentos da organização só funcionam graças ao trabalho da área de TI.

Em linhas gerais, é a TI que permite executar tarefas simples de rotina até desenvolver ações e projetos de inovação que trazem vantagens competitivas ao negócio.

Um estudo da IDC prevê que, até 2021, os investimentos em TI terão um crescimento de 10%, com destaque para serviços, software e hardware.

O QUE FAZEM OS PROFISSIONAIS DE TI?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os profissionais de TI tem como principais funções gerenciar as informações das empresas e tratar o processamento de dados, além de ser responsável por toda a parte de softwares, hardwares, informática e engenharia de software.

Até há alguns anos, esses profissionais estavam ligados a atividades bem técnicas. Com a transformação digital e as mudanças no mercado, eles passaram a atuar também como parceiros estratégicos da organização, desenvolvendo ações e inovações competitivas.

Outro ponto importante é que esses profissionais relacionam-se com diversos departamentos dentro de uma companhia, esclarecendo dúvidas e otimizando processos.

O setor de TI pode ser dividido em sete áreas de atuação:

Infraestrutura: Cabe a esses profissionais monitorar e garantir o pleno funcionamento de todos os equipamentos da organização.

Software e Sistemas: Responsáveis por certificar a qualidade das soluções adotadas e por garantir que os processos de negócio sejam suportados por elas.

Banco de Dados: São esses profissionais que cuidam e controlam todos os dados da empresa, garantindo sua integridade e segurança.

Segurança da Informação: Esses profissionais garantem a disponibilidade, integridade e confidencialidade das informações em relação a ameaças digitais.

Administração de Redes: Os profissionais dessa frente fazem a instalação e configuração de toda a rede necessárias para conexão e o melhor funcionamento dos equipamentos e produtividade dos colaboradores.

Cloud Computing: O uso da nuvem no ambiente corporativo e pessoal está crescendo. Aqueles que atuam nessa frente ajudam a aproveitar todos os benefícios da cloud com segurança, de acordo com o perfil e as necessidades da empresa.

Programação: Cabe a esses profissionais mexer com todos os recursos que envolvem programação e códigos.

VALE A PENA CONTRATAR UM PARCEIRO PARA CUIDAR DA TI?

Ao longo deste artigo, ficou claro o que é TI e a sua importância para as empresas. Desde um pequeno negócio até uma grande organização precisam investir em tecnologia e no uso inteligente dos dados para a tomada de decisões assertivas.

Nesse cenário, uma dúvida comum é se vale a pena terceirizar a sua área de TI para atingir melhores resultados.

Com esse departamento assumindo um papel cada vez mais estratégico nas empresas, contar com uma parceira especializada em TI traz uma série de vantagens.

Entre os benefícios de investir nos serviços de TI de uma terceira estão o monitoramento constante, o apoio de profissionais especialistas em todas as áreas de atuação citadas acima e com expertise em diferentes contextos.

Nós, da Nexo IT Soluções Tecnologia, contamos com um time apto para oferecer serviços de terceirização e suporte de TI para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Desde a documentação do ambiente de TI, com a descrição completa dos equipamentos, sistemas, acessos e senhas que compõem a sua estrutura de TI, até a apresentação de relatórios para mensuração dos resultados, trabalhamos dentro de três princípios: segurança, agilidade e inovação.

Agora que você já sabe o que é TI e porquê ela é tão importante para as organizações, descubra motivos para a Nexo it ser a parceira ideal para acompanhar a sua empresa nesse caminho.

TERCEIRIZAÇÃO DE TI

Terceirize sua TI com a Nexo e ganhe tranquilidade no seu negócio!

CATEGORIAS

Dicas de Ti

Infraestrutura de TI

Suporte Técnico

Artigos

DESEJA TER SUA TI SUPORTADA POR ESPECIALISTAS?

Conheça o suporte da Nexo e veja como podemos agregar nosso conhecimento técnico para levar o seu negócio a um novo patamar

CONTATO

Rua Maria Rosa Falcão, 5

Parque do Carmo

(11) 2615 1700

INSTITUCIONAL

Empresa

SERVIÇOS

MÍDIAS SOCIAIS

  • facebook nexo it
  • Instagram - Cinza Círculo
  • LinkedIn - círculo cinza