CONSULTORIA DE TI: GUIA COMPLETO

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A tecnologia da informação é uma das áreas mais promissoras atualmente. Em tempos de revolução nos modelos de negócio, é válido dizer que a TI é o futuro das organizações.

A TI simplifica e facilita processos para reduzir custos, melhorar a comunicação, aumentar o desempenho, obter vantagens competitivas, criar produtos e/ou serviços inovadores. Tudo isso citado, em uma estrutura tecnológica, voltada para projetar e implantar soluções para alcançar o sucesso comercial.

Mas como pode ser um empreendimento complexo, é útil considerar a contratação de especialistas na área para ajudá-lo a atingir seus objetivos com precisão e qualidade. Atualmente há muitas consultorias de TI que fornecem serviços específicos.

O QUE FAZ UMA CONSULTORIA DE TI?

Os serviços de consultoria de TI são importantes porque desempenham papel vital nos negócios: cobrindo o gerenciamento, implementação, implantação e manutenção de uma infraestrutura de TI. Basicamente, um consultor de tecnologia da informação assume o papel de aconselhar, auxiliar as empresas a otimizar sua infraestrutura de TI, além de atingir metas e objetivos de negócios.

Entre os principais benefícios, destacam-se a capacidade de obter vantagem competitiva para maximizar tecnologias e criar um ambiente econômico, em que as ferramentas de TI ajudam a economizar tempo e recursos. Outra vantagem de contratar os serviços de uma consultoria de TI é o aumento da produtividade por meio da prática eficaz de comunicação, colaboração e transferência de conhecimento em uma infraestrutura de TI.

A responsabilidade da consultoria de TI é avaliar a utilização das melhores práticas de gestão e, se necessário, auxiliar a implementá-las. Seu objetivo não é fazer o trabalho pela empresa, mas ensiná-la a melhorar as suas práticas. Veja algumas das funções que o consultor de TI assume nas organizações:

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1. DESCOBRIR AS NECESSIDADES DA EMPRESA

A primeira ação da consultoria de TI é mapear o cenário da área de TI. O consultor começa a fazer perguntas e anotar dados importantes sobre a empresa contratante.

Essa coleta de informações é necessária para entender a realidade da organização, reconhecer os pontos a serem melhorados, as boas práticas que podem ser implementadas e fazer o planejamento de ações para conquistar esse objetivo.

2. DESENVOLVER UM PLANO DE TRABALHO PERSONALIZADO

Como as organizações são diferentes entre si, as áreas de TI também possuem suas particularidades. Depois de apontar as necessidades da empresa, o consultor desenvolverá um plano de trabalho personalizado, a fim de orientar as ações necessárias à estratégia do negócio e indicar as ferramentas mais adequadas.

3. TRABALHAR UMA SOLUÇÃO JUNTO COM O CLIENTE

Os bons resultados do trabalho de uma consultoria de TI estão ligados ao engajamento do cliente com o projeto. É essencial promover dinâmicas em grupo para criar coletivamente as soluções dos problemas.

É por meio do compartilhamento de ideias que surgem os insights interessantes. O papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, acompanhar a implantação das ações e ajudar no monitoramento.

COMO SELECIONAR A MELHOR CONSULTORIA DE TI?

A consultoria eficaz e bem-sucedida envolve várias práticas e serviços que abrangem diversos propósitos: estimativas, análises competitivas, desenvolvimento de uma estratégia corporativa de TI, implementação de sistemas e gerenciamento.

Assim, é natural que esses consultores tenham habilidades para satisfazer todas as expectativas. Agora, você provavelmente deve se perguntar: como selecionar a melhor consultoria?

Veja, abaixo, algumas dicas sobre o que considerar ao procurar o parceiro certo.

1. Solicite amostras de trabalhos anteriores para ver seu portfólio de projetos concluídos. Isso fornece informações sobre seu estilo de trabalho, ética, métricas de desempenho e níveis gerais de qualidade fornecidos.

2. Verifique credenciais como experiência e certificações que contribuem para a experiência oferecida em um serviço de consultoria desejado. Os consultores atualizados dão uma visão moderna das tecnologias emergentes. Vale ressaltar que é útil contratar aqueles que agreguem valor por meio de testes e certificações em andamento que validam suas habilidades.

3. Enfatize a necessidade de habilidades sociais: comunicação, confiabilidade e uma atitude de jogador de equipe. Essas habilidades, serão úteis nos projetos de TI, e os consultores devem operar em um ambiente de negócios altamente colaborativo.

4. Aborde as tecnologias, metodologias e ferramentas que os consultores de TI dominam, bem como o tipo de métrica de desempenho que eles aplicam para aumentar e medir os resultados.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONSULTORIA DE TI?

Hoje, há vários tipos de consultoria de TI que auxiliam na estruturação, na implementação e no uso de novas tecnologias nas empresas:

  • Desenvolvimento de software;                 

  • Planejamento de infraestrutura de TI;     

  • Análise de avaliação de risco;                  

  • Consultoria de segurança;                        

  • Plano de recuperação.

POR QUE CONTRATAR UMA CONSULTORIA DE TI?

Diversos motivos explicam a contratação de uma consultoria em TI. Veja 5 razões importantes na hora de decidir:

1. APOIO PERSONALIZADO

Contar com um profissional focado na dinâmica da empresa é uma ótima opção para melhorar o desempenho da empresa contratante. É importante ouvir o feedback de quem está de fora, já que muitas vezes a empresa não percebe novos desafios.

2. APRENDIZADO ESPECIALIZADO

Os consultores em TI são profissionais muito qualificados cujo propósito é repassar seu conhecimento a outras pessoas. Quando você aprende com quem já sabe, de forma clara e didática, potencializa as suas chances de absorver o conhecimento.

3. ADOTAR AS MELHORES PRÁTICAS MUNDIAIS

Em geral, as consultorias de TI baseiam suas orientações nas melhores práticas mundiais do mercado, como em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK®, e em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®.

4. MAIS VISIBILIDADE PARA A ÁREA DE TI

Há áreas de TI que ainda são vistas como centros de custos nas organizações. O conhecimento da consultoria e o atendimento personalizado permitem transformar a TI em uma parceira estratégica do negócio.

5. AUMENTO DE RESULTADOS

A TI tem um potencial competitivo muito grande, capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento. Mas muitas vezes esse potencial é subutilizado. Nesse caso, a consultoria de TI pode abrir portas para repensar essa ideia.

OS BENEFÍCIOS DA CONSULTORIA DE TI

Considerando todos os fatores citados acima, a consultoria de TI pode ajudar a aumentar os rendimentos do negócio, por meio de ações como:

  • Economia nas contratações;

  • Prevenção de problemas de tecnologia;

  • Maior autonomia na área de tecnologia;

  • Soluções ágeis dos problemas de TI.

Por isso, uma consultoria de TI confiável ajudará a diminuir os problemas de informática da sua empresa, além de torná-la mais segura.

Investindo em ações preventivas, reduzem-se os riscos. É isso que a nexo it faz. Ela diagnostica a situação de TI da sua empresa, propõe um plano de investimentos com as soluções ideais e analisa e documenta o estado atual de sua estrutura de TI.

Para melhorar a estrutura de TI, propõe alternativas de investimentos para garantir a segurança dos dados e a disponibilidade dos serviços. 

Entre em contato para solicitar um orçamento.

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